• Sigma

Afinal, o que é gestão do absenteísmo?

Atualizado: 1 de dez. de 2021


Antes de tudo, vamos entender o termo. "Absenteísmo" indica a ausência de um colaborador na empresa, seja por falta ou atraso.


A ausência dos colaboradores gera grande impacto sobre a produtividade de uma empresa, revelando problemas maiores por trás. Quando há esse impacto, os custos com gestão de pessoas disparam, assim como a carga de trabalho para quem se faz presente. É indispensável gerir o absenteísmo para que todos que fazem parte da equipe possam ser beneficiados fortemente.


O princípio básico de uma boa gestão que amenize esse problema, está justamente na qualidade de vida dos funcionários. Assegurando um acompanhamento técnico coerente, percebe-se que o absenteísmo tem diversas origens, sobretudo, aquelas relacionadas a questões de saúde. Por todos esses motivos, é mais do que necessário promover a saúde dos funcionários.


Quando há menos desconfortos dentro do trabalho, o absenteísmo tende a cair. A gestão do absenteísmo visa, portanto, reduzir os seus principais impactos dentro e fora da empresa. É preciso reduzir as situações de atrito e adotar práticas saudáveis que deixem claro que você valoriza sua equipe.


Para diminuir os possíveis motivos de ausência, que costumam ser:


> Distúrbios na saúde;

> Inabilidade das lideranças;

> Adoção de metas inatingíveis;

> Comunicação interna deficitária;

> Assédio moral;

> Ausência de perspectivas;

> Desmotivação pessoal ou generalizada.


📲 (88) 98883-6917

WHATSAPP SIGMA ⬇⬇⬇

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo